sexta-feira, 28 de setembro de 2007

"Maldito seja o VMB"

Quando me mudei para o bairro onde estou morando, fiquei fascinada ao saber que agora poderia assistir à MTV sem ter tv por assinatura. Antes, no bairro que eu morava, nem chuviscos na tv, no canal 25, apareciam.
Pois bem... Adoro programas como Pimp my Ride Brasil, Descarga, Hermes e renato e mais um monte de coisas...
E eis que, este ano, pude acompanhar o Video Music Brasil! E o melhor: meus amigos do Mukeka di rato estavam concorrendo a melhor vídeo clipe do ano. E eu, é claro, na torcida... Votando, fazendo propaganda. Pra mim, foi um sonho ver que pessoas que eu gosto e que estão na batalha há tantos anos foram indicadas para concorrer a um prêmio de nível nacional.
Mas... ao contrário do que disse John Lennon, "o sonho acabou". Nas indicações, sempre o mesmo povo chato e sem graça.
Pra variar, a Pitty, musa "roqueira" das adolescentes com furor uterino, levou "alguns" prêmios. Inclusive o prêmio que, na minha opinião, era pra ser do Mukeka. Pode achar que sou suspeita pra falar deles, já que são meus amigos, pois eu cagarei e andarei para sua opinião.
O fato é que a MTV sempre investiu em caras novas, novos talentos, lado B, underground. Mas a emissora, há muitos anos, tem dado uma escapulida da sua proposta antiga. Agora, é o que está na moda, o que dá lucro. Tudo bem, dinheiro é bom e compra tudo. Mas... poderia haver um espacinho maior para a cena underground. Fiquei doente de ver aquela Pitty, pseudo roqueira, que vem fazer um show em Natal, dá um entrevista e, durante a mesma, fica rodando e se balançando na cadeira, com uma piranha de cabelo que alternava entre estar na boca e prendendo os dedos. Isso é atitude de "maior roqueira do Brasil"???
Até onde eu saiba, atitude rok and roll nunca teve nada a ver com futilidade e infantilidade...

4 comentários:

Anônimo disse...

DANE-SE!

Abusinho disse...

Não entendo porque as coisa têm que ser divididas em tribos. Emos, undergrounds, metaleiros, rockeiros, regueiros, etcteiros.

Isso estraga muita coisa e acho que é o que permite que a música seja tão comercial hoje e pouco artística.

Mesmo muitas bandas do chamado "circuito alternativo" são grandes lixos. Basta ter alguma caracteristica escabrosa ou escatológica para ser notado e cultuado, graças também ao advento da internet.

Eu vi a MTV nascer. E gostava muito. Naquela época era mais comum se ver clipes internacionais que nacionais. Mas a músicalidade tambpem era mais valorizada. A "imagem" da música só foi mesmo possível graças à televisão e aos canais especializados. Alguém lembra quando passava no fantástico um clipe no final do programa?

Hoje em dia, a grande maioria da programação da MTV é de "artistas" nacionais, o que é ótimo! E tem espaço pra todos. Desde sertanejos até hardcore!

Mas o público também mudou, cresceu, e a programação hoje é voltada para esse público: pré-adolescentes cheios de libido que são viciados em internet e só vão para a escola para encontrar os amigos, não vão para estudar.

Resultado: Pitty é a rainha, porque é gostosa. Vazia e mongol, mas gostosa.
Clipes de rap e artistas como Britney e Beyoncé são as preferências.

Muito sex appeal, libido e apelação (Daniella Prostirelli mandando o povo beijar na boca pessoas desconhecidas), essa é a nova cara da MTV.

Anônimo disse...

a Pitty é gostosa??? eu nem acho...rss e até tenho foto com ela! ahuahauhauhauahuahauha
mas é verdade, a grande maioria realmente acha isso... concordo em tudo com a nossa Malvada de plantão... a MTV hoje é Merda TV... e tenho dito!

Tamara Fernandes disse...

maldito seja mesmo. nem os shows foram legais.